quinta-feira, 5 de julho de 2012

Reunião entre TAEs, alunos e docentes discute paridade

A Comissão de Negociação dos TAEs da UNILA e dois representantes dos alunos apresentaram à assembleia dos docentes, na manhã desta quinta-feira (5 de julho), uma proposta conjunta de paridade para composição do Conselho Universitário.

Conforme o art. 9º do Estatuto da UNILA, o Conselho Universitário é composto de:
I – Reitor, como presidente, com voto de qualidade;
II – Vice-Reitor, como vice-presidente;
III – Os Pró-reitores e Secretários, sem direito a voto;
IV – Os coordenadores das Unidades Acadêmicas e do IMEA;
V – Representantes das Comissões Superiores de Ensino, Pesquisa e Extensão;
VI – Representantes dos discentes da Graduação e da pós-graduação;
VII – Representantes dos docentes;
VIII – Representantes dos técnicos-administrativos em educação;
IX – Representantes da comunidade externa;
X – Representantes do Conselho Consultivo Latino-Americano.


Neste sentido, entende-se que o ideal de democracia seria um Conselho Universitário paritário, em que houvesse o mesmo quantitativo (votos) de discentes, docentes e técnicos administrativos. No entanto, diante do atual Estatuto da UNILA, uma composição paritária tornar-se-ia difícil de se obter. Alterar o Estatuto agora seria dar alguns passos para trás, tendo em vista que isso só pode ser feito pelo próprio CONSUN; necessita da aprovação do MEC, o que leva tempo, e prejudicaria (inviabilizaria) o reconhecimento dos cursos iniciados em 2010. Além disso, o estatuto atual deverá, conforme o atual rege, ser revisto em até 18 meses após sua aprovação.

A proposta apresentada, portanto, consiste em:

1. Estabelecer a paridade entre os representantes dos docentes, dos discentes e dos técnicos administrativos no CONSUN, sendo este composto, respeitando-se o art. 9º, da seguinte forma:

I – Reitor, como presidente, com voto de qualidade: 01 reitor
II – Vice-Reitor, como vice-presidente: 01 vice-reitor
III – Os Pró-reitores e Secretários, sem direito a voto: quantos forem os pró-reitores e secretários da instituição
IV – Os coordenadores das Unidades Acadêmicas e do IMEA: 05 coordenadores
V – Representantes das Comissões Superiores de Ensino, Pesquisa e Extensão: 03 representantes
VI – Representantes dos discentes da Graduação e da pós-graduação: 12 discentes
VII – Representantes dos docentes: 12 docentes
VIII – Representantes dos técnicos-administrativos em educação: 12 técnicos
IX – Representantes da comunidade externa: 02 representantes
X – Representantes do Conselho Consultivo Latino-Americano: 01 representante.

2. Estabelecer a paridade entre os pesos dos votos das três categorias da comunidade universitária (discentes, docentes e técnicos administrativos) nas consultas públicas (eleições), de forma que cada categoria represente 1/3.

Houve debate e esclarecimentos e definiu-se que o tema será objeto de votação na assembleia de professores, marcada para quarta-feira, dia 11 de julho de 2012.

5 comentários:

  1. Representante dos alunos? Não sabia que havia tido alguma votação para eleger representações dos acadêmicos. Novidade. Quem são??????

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  2. Anonimo, Se vc partipasse das mobilizações estudantis, saberia que existe uma Comissão de Negociação Estudantil, que é aberta para participação de todos. E que esta comissão vem trabalhando e levando em assembléias dicussões e deliberações. Informe-se

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  3. Estimado anónimo, Esta fue la asamblea en la que se resolvió constituir un grupo de trabajo sobre la paridad y se mandató a la comisión de negociación estudiantil a articular la propuesta con los técnicos y docentes. http://www.facebook.com/photo.php?fbid=126009294205337&set=a.113932068746393.16481.100003888021954&type=1&theater

    Mañana viernes habrá una reunión de la Mesa de Coordinación Estudiantil a las 13hs en UNILA Centro (como ya fue divulgado por el correo institucional y el facebook de "comunicación estudiantes"). Allí, entre otras cosas, se discutirá el inicio de un proceso eleccionario de los representantes estudiantiles para terminar con el estado "pro-tempore" de nuestra organización, estado difícil de superar y que naturalmente nos debilita.
    Los compañeros que hemos venido trabajando en las diferentes tareas que ha habido que asumir durante los días de huelga, agradecemos el tono irónico de su comentario.
    Esperamos su participación constructiva en la reunión de mañana.
    Rodrigo Alonso

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  4. Olha que beleza: fica assistindo Ana Maria Braga em casa e não vai nas assembleias. Daí vem cheio de ai ui ai, dizendo que não sabia de nada.

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  5. Gente, favor publicar algum tipo de programação das atividades, inclusive com aquela da segunda dia 9, se não me engano

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